Páginas

outubro 2015 - Livros & Reticências

|Lançamentos| Geração Editorial - Outubro e Novembro



Heeey *--*

Estive esses dias fora e estava morrendo de saudades de vocês. Esse ano tá muito corrido, e provavelmente esse final de semestre será bem menor a minha frequência aqui, pois a situação não está lá as melhores. Mas, enfim vamos conhecer os lançamentos da Geração Editorial. A editora trabalhou com um livro de jornalismo em Outubro e um livro de Jornalismo e outro de ficção estrangeira em Novembro. 

Zen Socialismo: Os melhores posts do blog socialista morena
Autora: Cynara Menezes
Gênero: Jornalismo
Págs: 240
Sinopse: A internet é um poço sem fundo de informação. É preciso atenção para encontrar algo de bom. Em ZEN SOCIALISMO (Os melhores post do blog Socialista Morena), de Cynara Menezes, reúne o que de melhor esta jornalista que prega a necessidade de uma nova esquerda no país escreveu em sua peregrinação ao mesmo tempo lúcida, denunciadora e bem-humorada pelos problemas, paranoias, fobias, absurdos ideológicos, retrocessos e baixezas da direita brasileira (e de seus adeptos mal informados) pelas redes sociais brasileira. Reunidos em blocos temáticos como Socialismo, Brasil, Camaradas, Mundo, Maconha, Jornalismo, Vida, Sexualidade e Entrevistas, os posts são uma leitura em que o prazer do texto se confunde com o prazer de ser bem informado e de se deparar com uma inteligência lúcida que nos diz um pouco do que precisamos saber sobre o socialismo do século XXI sem as cortinas de fumaça da mídia tradicional. É isso, ainda é possível fazer o bom e velho jornalismo.


Vinte mil pedras no caminho
Subtítulo: A história de um piloto de avião que se tornou morador da Cracolândia
Autor: Fabian Penyy Nacer e Jorge Tarquini
Gênero: Biografia
Págs: 376
Sinopse:
Fabian Nacer, brasileiro de classe média, ex-usuário de crack. Usou todo tipo de droga pesada, durante mais de vinte anos. Atingiu o fundo do poço quando foi morar na Cracolândia, nos anos 1990.
Foram seis anos de rua, consumindo crack sem parar. Fabian estima ter fumado 20 mil pedras de crack.
Dormia num bueiro. Chegou a pesar menos de 40 quilos. Foi internado 25 vezes. Convivia diariamente com a violência, a prostituição e a miséria a céu aberto, na maior metrópole do país.
Sobreviveu por um milagre. Até hoje não entende como seu cérebro não fritou.
Em parceria com o jornalista Jorge Tarquini (responsável por dar vida ao best-seller “O doce veneno do escorpião – Bruna Surfistinha”), Fabian conta com exclusividade sua história, pontuada por muitas polêmicas e revelações chocantes.
Hoje, Fabian é um dos maiores nomes do país no estudo e prática das políticas de reabilitação.


À sombra da figueira
Título original: In the shadow of the banyan
Autora: Vaddey Ratner
Gênero: Literatura Estrangeira
Págs: 360
Sinopse:
Para a menina Raami, de sete anos de idade, o fim abrupto e trágico da infância começa com os passos de seu pai voltando para casa na madrugada, trazendo detalhes da guerra civil que invadiu as ruas de Phnom Pehn, a capital do Cambódia. Logo o mundo privilegiado da família real é misturado ao caos da revolução e ao êxodus forçado. Nos quatro anos seguintes, enquanto o Khmer Rouge tenta tirar da população qualquer traço de sua identidade individual, Raami se apega aos únicos vestígios de sua infância — lendas míticas e poemas contados a ela pelo seu pai. Em um clima de violência sistemática em que a lembrança é uma doença e a justificativa para execução sumária, Raami luta pela sua sobrevivência improvável. Apoiada no dom extraordinário da autora pela linguagem, Sombras da Figueira é uma história brilhantemente intricada sobre a resiliência humana.

Finalista do Prêmio PEN Hemingway este livro vai levá-lo às profundezas do desespero e mostrar horrores abomináveis. Vai revelar uma cultura maravilhosamente rica, lutando para sobreviver através de pequenos gestos,. Vai fazer com que jamais sejam esquecidas as atrocidades cometidas pelo regime Khmer Rouge. Vai lhe encher de esperança e confirmar o poder que há ao se contar uma história de nos elevar e nos ajudar não somente a sobreviver, mas à transcendência do sofrimento, da crueldade e da perda.


Espero que tenham gostado, e muito em breve terá resenha dos três livros :)




|Resenha| A Grande Rainha - Sérgio Roberto de Paulo















Heey,

A resenha de hoje é do livro "A GRANDE RAINHA" escrito pelo autor nacional Sérgio Roberto. Essa resenha foi escrita por Miguel Freitas.  :)


Sinopse: No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.




Aara, uma menina camponesa, que por sinal muito linda e bondosa, vive com seu padrasto (um alcoólatra que lhe espanca frequentemente) e trabalha na estalagem de sua tia, mas que se torna a rainha de um reino inteiro.
Será que sua coragem e seu espírito bondoso a tornaria "A Grande Rainha" ou já estava "escrito" a muito tempo desde a época que Mitrax ainda era o líder dos anjos? A linda jovem passa de uma garota da área rural do reino, para o grande trono de Brenor e, passa a ter grandes responsabilidades e se preparar para enfrentar o exército de Mitrax que agora virará rei do mundo dos mortos.

 
Entre os grandes deveres e algumas dúvidas, Aara passa por crucificação como preparação, porém será que ela é apenas uma simples mortal e resiste não só os preparamentos, mas também as invertidas e batalhas para detê-la como "A Grande Rainha"? Uma história cheia de fantasias, desde cobras e dragões gigantes, até gnomos e forças sobrenaturais. Mas, enfim, será que a jovem rainha consegue superar todas as dificuldades e salvar não só o povo de Brenor, mas dos outros reinos?


Um físico escrevendo fantasias, isso já se torna algo bastante interessante, porém não deixa de incluir algumas coisas da física de forma bem leve sem complexidade.
A apresentação do livro é bem tensa com bastantes nomes complicados e promete uma história engraçadíssima, mas não é pra tanto. No decorrer do livro percebe-se um ou outro errinho ortográfico ou de escrita, mas nada que atrapalhe a leitura.
É um bom livro que pode prender aqueles que amam ou curte fantasias, porém detalha demais alguns locais e esquece de detalhar alguns fatos que poderia se tornar mais interessante, mas que não se torna um problema. Vale ressaltar que desde os mais jovens até aqueles mais vividos podem se mergulhar nas aventuras da grande rainha.

           Miguel Freitas




|Resenha| As vidas e mortes de Frankenstein - Jeanette Rozsas



Heeey, *--*

Hoje, temos a primeira resenha do novo colunista Miguel Freitas, que é um grande amigo meu e estará sempre conosco aqui no blog. Aproveitem para dar as boas vindas.




Autora: Jeanette Rozsas
Gênero: Romance
Acabamento: Brochura
Págs: 176
Sinopse: Escapar da morte, viver para sempre… O que antes parecia apenas fantasia ou ficção científica, hoje está sendo procurado nos principais centros de pesquisa do mundo. Neste romance, Jeanette Rozsas reúne personagens reais e ficcionais para tratar de uma questão polêmica: a fim de vencer a morte, a ciência pode passar por cima de tudo, até mesmo da moral e da ética?
Esse é o estranho vínculo que aproxima intimamente, mas em épocas diferentes, uma jovem pesquisadora brasileira trabalhando na Alemanha, três importantes escritores ingleses do século XIX e um famoso alquimista do século XVII e seu ingênuo discípulo.




Na Alemanha no século XVI, Max um garoto curioso e com características prematuras de um cientista se torna discípulo de um alquimista chamado Dippel com o objetivo de conseguir o "Elixir da vida eterna". Na mesma Alemanha no século XVIII se passa a história de três jovens fujoes e aventureiros que depois de várias aventuras se encontram em um desafio " Fazer a melhor história de terror ".


Tem a pesquisadora brasileira Elizabeth já no século XXI que vai acabar estagiando em uma universidade alemã, e em várias e várias pesquisas e experimentos chega ao ponto de se pensar em uma “vida eterna”.
Mas o que os três jovens fujões (Mary, Percy e Jane), um garoto  camponês com espírito científico mais seu mestre (Max e Dippel)e uma jovem pesquisadora brasileira (Elizabeth) tem em comum? Será que é o fato de todos terem passados pelo país dos alemães, ou até quem sabe quererem a vida eterna? Mas, e onde entra o temido e famoso Frankenstein?


Um livro bem atraente desde a capa ao enredo, onde conta três histórias em uma, sendo assim utiliza muito de feedback o que para os mais desatentos pode ser um grande problema, mas para os mais curiosos e com mais prática o livro consegue prender totalmente as atenções.
Bem estruturado, com linguagem fácil e com boa utilização de recursos visuais, em capítulo em capítulo tem a utilização de ilustrações e tem até retrato de algumas pinturas, além de ter uma capa atraente o que se faz um excelente livro quando se trata da parte visual.

O título com a história em si deixa um pouco desejar podendo deixar dúvidas no ar: "Porque esse título?" "Não entendi o porquê do título" e entre outras, mas em geral é um excelente livro podendo agradar desde a geração mais nova até aquela mais velha.
 



 Espero que tenham gostado! :) 
Postado por: Miguel Freitas